terça-feira, 1 de julho de 2008

A experiência da invasão de 76 para o Flu de amanhã.

Mais uma final da libertadores. Mais um brasileiro na decisão. Amanhã, o Maracanã, será palco de uma grande festa que começou desafinada para a torcida tricolor. No primeiro confronto o time do Equador levou a melhor, vencendo o Fluminense por 4 a 2. Um resultado expressivo para uma final mas "minúsculo" para os confiantes tricolores que deixarão o maraca em total euforia.
Esses dias, assistindo o esporte, vi que os tricolores invadiram o treino do comandante Renato Gaúcho com o intuito de deixar uma única notícia ensurdecedora: - "Eu acredito." Todos cantavam, todos cantavam... Era a torcida empurrando o time antes mesmo da grande e tão aguardada final. Minha memória tomou um beliscão por essa "invasão do treino". Tive a sensação do 'déjà vu às avessas'. O Flu já vivenciou algo parecido mas, naquela ocasião, semi final do campeonato brasileiro, quem invadiu e acreditou no seu time foram os corintianos. Quem não se lembra da famosa "invasão de 76". Ruas, praias e o estádio foram tomados pelos paulistanos. Foi até relatada pelo fanático tricolor, Nelson Rodrigues, no jornal O Globo, em 6/12/76. Leia, aqui! Categoricamente, Nelson Rodrigues, escreveu: -"Dizem os idiotas da objetividade que torcida não ganha jogo. Pois ganha. Na véspera da partida, a Fiel estava fazendo força em favor do seu time."
Uma coisa é certa: - a gente aprende com a experiência dos outros. E, pelo visto, é exatamente desse gostinho amargo que os tricolores provaram em 76 que querem dar para o LDU amanhã. O fluminense de 2008 é, ou tentam ser, vejam só, o Corinthians de 76. Se torcida ganha jogo eu não sei. Só sei que um time que quer ganhar a libertadores não pode levar 4 gols num só tempo. O melhor time da libertadores foi o pior de todos os times no primeiro tempo da primeira partida. Se Washington deu a gloriosa vitória contra o São Paulo no último minuto, o Fluminense pode ter perdido o título, com sua atuação impecável desde a primeira fase, nos primeiros 45 minutos de um total de 180. Há quem diga que o segundo gol do Flu foi o gol do título. Mas, a declaração individualista de Tiago Neves me incomoda profundamente: - "Eu fiz o gol do título." E os outros jogadores, não fizeram nada? Seria melhor assim: - Nós fizemos o gol do título, não acha Neves?
Espero que a individualidade passe para a LDU e que o Fluminense consiga reverter esse placar "confiante e minúsculo".
Do aprendizado de 76 para a final de 2008.
É só aguardar pra ver!
Quem quiser assistir os jogadores daquela época falando sobre a "invasão de 76" é só clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=RNM9zbNttIM&feature=related

Um comentário:

Alexandre pacu disse...

eu só sei que o flu se flu-flu!
auhauaahahahaha
complicado,,,eu ainda torci pro fluminense!